quarta-feira, 17 de abril de 2019

PROGRAMAS DE SOFTWARE LIVRE PERFEITOS PARA A SALA DE AULA

Conhecidos também como Open Source, os programas de software livre se transformam numa ferramenta útil e trazem a Era Digital para a classe


Os programas educam e ao mesmo tempo divertem os alunos


  • Proporcionar educação para a cidadania aos mais jovens não é só uma necessidade, mas também uma obrigação ética.
  • Hoje existe um grande número de programas de software libre que podem ajudar nas tarefas diárias dos estudantes.
  • Na era da Informática a educação se adapta e incorpora diversão à aprendizagem.
As crianças e adolescentes que pertencem à geração Z ou Pós Millenial têm uma capacidade praticamente inata para lidar com os dispositivos digitais. São indivíduos que cresceram com a Internet e a informática. Por isso, acaba sendo quase uma obrigação que essas ferramentas entrem na sala de aula e formem parte do seu processo de aprendizagem.

Software livre ideais para a sala de aula

Hoje existem milhares de softwares criados com o objetivo de facilitar o ensino. E o melhor: muitos deles são livres, o que garante a facilidade de acesso. Não há desculpa: se o objetivo é aprender, até as tarefas diárias podem se tornar uma diversão.

Matemática

Tux of Math Command: consiste em um jogo para exercitar as quatro operações de matemática básica.
GeoGebra: é um procesador geométrico e algebraico, ou seja, trata-se de um software interativo que une geometria, álgebra e cálculo. É um software de geometria dinâmica que traça construções de todo tipo e faz a sua representação gráfica, o tratamento algebraico e o cálculo de funções reais de variável real, suas integrais, derivadas entre outros.
GNU Octave: é uma alternativa ao Matlab. Realiza todos os tipos de cálculos numéricos, con uma sintaxe compatível com Matlab e permite elaborar gráficos usando Gnuplot.
Pari/Gp: é outro sistema para álgebra computacional, mas pensado para a teoría dos números; Cactus serve para a resolução numérica de equações em derivadas parciais; FElt se utiliza para elementos finitos nos aplicativos de engenharia e Metamatemath para a demostração formal de teoremas que podem ser verificados pelo computador.

Ciências e Geografía

Física

ForcePAD, é um programa para visualizar o comportamento de estruturas submetidas à e condições do ambiente.
JMCAD, para modelar e simular sistemas dinâmicos complexos, sejam eles lineais, não lineais, temporais contínuos, discretos ou variáveis e e híbridos. É necessário ter Java.
PhET, também com simulações, mas animadas e interativas.

Química

Jmol: visualizador de estruturas químicas em três dimensões. Não precisa de instalaçao, mas sim de Java).
BKChem: desenha substâncias químicas e permite exportá-las em diferentes formatos. É necessário ter .NET Framework
Open Babel: convertidor de dados químicos.
Avogadro: é um editor de moléculas avançado para química informática, modelado de moléculas, bioinformática, ciência de materiais y âmbitos similares.

Astronomia

Celestia: é um simulador estelar. Com ele podemos viajar pelo cosmos e contemplar os  planetas, satélites, estrellas e demais corpos astronômicos, ou ver as constelações e experimentar como o Universo se comporta.
Stellarium: está composto de visões fotorrealistas em movimento do céu noturno, mas que é possível fazer zoom sobre o Sistema Solar e que conta com mais de 120.000 estrellas del catálogo Hipparcos, 88 constelaçoes e 70 nebulosas.
Virtual Moon: é um atlas lunar feito para observar a superfície completa da lua, ampliar acidentes geográficos e consultar todos os detalhes sobre os mesmos.

Geografía

Marble: Trata-se de um atlas e um globo terráquio virtual com diversos mapas temáticos e projeções.
World Wind: Desenvolvido pela NASA, torna possível explorar a superfície terrestre e lunar com imagens de satélites e mapas topográficos que podem ser ampliados. É necessário .NET Framework.
World Geography Puzzle Games: é um programa em inglês sobre os continentes e oceanos do mundo com leituras e jogos em quatro níveis.
FONTE:  Universia Brasil